Novo jogo de The Witcher – data de lançamento, protagonista, história e tudo o que sabemos

Um novo jogo de The Witcher está a ser criado pela produtora da série, CD Projekt Red.

“Estamos felizes em anunciar que a próxima parte da série de videojogos The Witcher está atualmente em produção,” disse o estúdio num comunicado em março de 2022, “inaugurando uma nova saga para a franquia.”

Exatamente que forma esta nova “saga” RPG terá, ainda não sabemos. As únicas informações divulgadas até agora vêm na forma de uma imagem teaser lançada ao lado do anúncio e a revelação de que os novos jogos serão executados no Unreal Engine 5 em vez do REDengine interno. Mas, ainda assim, há perguntas que precisam de resposta.

Com isso em mente, aqui está tudo o que sabemos sobre o novo jogo de The Witcher, incluindo o que podemos deduzir dos novos teasers de The Witcher e avançar com uma possível data de lançamento .

Nesta página:

Teaser do novo jogo de The Witcher com a Lynx School explicado e o que sabemos até agora

É oficialmente um medalhão de lince! Dias de especulação foram encerrados recentemente depois da CD Projekt confirmar à Eurogamer que o medalhão na imagem promocional que acompanha o anúncio do novo jogo The Witcher era, de facto, um lince. Mas o que é que isso significa?

Os medalhões representam a Witcher School à qual um bruxo pertence, e é por isso que Geralt usa um medalhão parecido com a cabeça de um lobo porque ele pertence à Wolf School. Essa é a escola mais famosa porque Geralt é The Witcher, e tudo basicamente gira em torno dele. Mas nos livros (e jogos), há também uma Cat School e uma Griffin School, e a CD Projekt Red expandiu isso nos jogos para incluir as escolas Viper, Bear e Manticore. Mas em nenhum lugar oficial havia uma Lynx School, até agora.

The new Witcher game lynx medallion teaser image

O teaser. É oficialmente um medalhão de lince.

Houve uma Lynx School mencionada de uma forma não oficial na Witcher Fandom Wiki. Para ser claro, trata-se de fan fiction. Volto a frisar: não é legítimo. Se serviu de inspiração para a CD Projekt Red, e se o estúdio estava a par da sua existência antes de criar a sua própria Lynx School, não sabemos. Mas é difícil acreditar que não tenham visto, já que é um dos principais resultados de pesquisa para Witcher Lynx School.

Na fan fiction, a história diz que Lambert, colega bruxo de Geralt da Wolf School, viajou para sul após os eventos de The Witcher 3, momento em que a Wolf School, liderada por Vesemir, foi quase destruída. Foi então que Lambert, juntamente com a feiticeira Kiera Metz, se encontrou com os bruxos da Cat School, juntou-se a eles e acabou por liderá-los e reformulá-los para a Lynx School, antes de viajar para uma espécie de continente do Novo Mundo para enfrentar monstros indocumentados. Pergunto-me se a fanfic de alguém já recebeu tanta atenção quanto esta.

Espero que a CD Projekt Red ignore tudo isto e crie algo completamente novo. Pode até ser algo criado em colaboração com o criador e autor de The Witcher, Andrzej Sapkowski, visto que as duas partes assinaram um novo acordo de direitos – e evidentemente consertaram relações bastante frias – em 2019.

Porque é que o medalhão da Lynx School é tão importante? Porque dá-nos uma das únicas pistas que temos até agora sobre o que é o jogo ou, para sermos mais específicos, sobre quem é o jogo. O facto de não ser um medalhão de lobo dá-nos a indicação mais clara – para além das palavras “uma nova saga” – de que este jogo não girará em torno de Geralt of Rivia novamente.

Mas se não é sobre Geralt, então sobre quem é?

Ciri turning towards the camera with a tower in the background

É The Witcher 4? Tudo o que sabemos – e não sabemos – sobre o novo jogo de The Witcher

A CD Projekt disse anteriormente que não quer chamar a este novo jogo de The Witcher 4, apesar de ser o quarto jogo principal de The Witcher.

“Eu já disse que não haverá Witcher 4”, disse o CEO da CD Projekt, Adam Kiciński, aos investidores em 2020. “Eu disse claramente que The Witcher era uma trilogia. Simultaneamente, sempre enfatizamos que queremos criar jogos de The Witcher e o acordo com o Sr. Sapkowski confirmou os nossos direitos.”

É uma questão de perceção. A CDPR quer que esta nova saga se destaque da trilogia The Witcher que tivemos até agora, o que é outra indicação de que Geralt não será a personagem principal novamente. E realmente, se pensares na expansão Blood and Wine de The Witcher 3, ela parecia quase um canto do cisne para um herói amado, uma história de reforma, uma última aventura.

Assumindo que a CD Projekt ainda está decidida a não chamar a este jogo de The Witcher 4, então como é que poderia ser chamado? Afinal, qualquer uso das palavras The Witcher evoca automaticamente Geralt, pois ele é a pessoa que todos os livros e jogos retratam principalmente.

A única outra personagem parecida com um bruxo que se aproxima do mesmo nível de fama de Geralt é Ciri. Ela possui uma importância fundamental para o mundo de The Witcher de Andrzej Sapkowski. Ela também tem o benefício de ser bem conhecida pela base de jogadores e pela comunidade de The Witcher, e jogamos como ela esporadicamente em The Witcher 3.

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Usá-la pode se encaixar dentro dos limites de “uma nova saga” enquanto se conecta com a antiga, e ela usa um medalhão de bruxa da Cat School no seu cinto em The Witcher 3. Sei que não é um lince, mas está mais perto do que um lobo.

Jogar como qualquer outro bruxo, num período de tempo semelhante, iria evocar muitas memórias de Geralt e poderia ficar aquém da estrela indubitável da série. Isto leva-nos a outra questão importante em torno do medalhão do lince: “quando?”.

A Lynx School não precisa necessariamente de ter sido criada após os eventos de The Witcher 3. Ela pode vir de uma época mais antiga, talvez até muito mais antiga. E se o novo jogo retrocedesse no tempo de maneira semelhante ao que Knights of the Old Republic fez para Star Wars? Isto iria permitir à CD Projekt testar novos terrenos, longe da trilogia de jogos e livros existentes de The Witcher (sem esquecer a série de TV).

Há precedentes para isso: basta olhar para a série prequela de The Witcher, Blood Origin, na Netflix. Ela retrocede cerca de 1200 anos no tempo, mostrando os eventos que levaram ao lendário Conjunction of the Spheres, que é quando os planetas se alinharam e a magia chegou ao mundo de The Witcher, juntamente com os monstros. Os bruxos foram criados como resultado disso. E se um novo jogo de Witcher começasse no génesis, no início de tudo? E se o medalhão de lince estivesse entre os primeiros usados?

Um teaser da série prequela de The Witcher na Netflix, Blood Origin.

O problema em ir para uma época completamente diferente é que não conheceremos nenhuma das personagens de lá (a menos que eles usem algumas da série Blood Origin), então como farias o público importar-se tanto com uma personagem principal, da mesma forma que gostamos de Geralt? Não me parece que seja possível. E se, em vez disso, permitir aos jogadores criarem o seu próprio bruxo, o seu próprio herói? Já nos importaríamos com ele.

Poderíamos jogar com ele desde a infância até à idade adulta, passando pelo notoriamente brutal Trial of the Grasses que os jovens bruxos são submetidos para transformar as suas células e dar-lhes certas capacidades, como sobreviver a poções venenosas, necessárias para o dia-a-dia na caça aos monstros. O jogo poderia ser chamado de The Witchers, significando que somos todos bruxos. Até podia funcionar.

Novo Witcher em produção, motor de jogo e exclusividade de loja

De acordo com o lema “nova saga”, este novo jogo de The Witcher terá um novo diretor de jogo. No comando, estará o atual game director de Gwent, Jason Slama, que já anunciou publicamente uma postura anti-crunch em relação ao desenvolvimento do novo jogo, o que é um alívio. “Nunca sob a minha supervisão!”, disse no Twitter em resposta a uma pergunta sobre isso.

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A sua promoção a diretor de jogos segue a saída do diretor de The Witcher 3, Konrad Tomaszkiewicz, na primavera de 2021, após uma investigação sobre bullying no local de trabalho.

Ah, e caso estejas a perguntar-te, este novo jogo de The Witcher parece estar posicionado como um jogo para um jogador. O multiplayer ainda está para chegar a Cyberpunk 2077 e, caso seja bem recebido pelo público, pode ser que isso mude as coisas para a produção de The Witcher. Mas, por enquanto, vale a pena notar o que o CEO da CDP, Adam Kiciński, disse aos investidores em 2020 que “já estamos a trabalhar no próximo jogo para um jogador, criando um conceito claro que aguarda mais desenvolvimentos”.

O anúncio do ‘novo jogo de The Witcher’ de março de 2022 concentrou-se tanto na tecnologia quanto na existência de um novo jogo, talvez até mais. A manchete é que esta nova saga de The Witcher será alimentada pelo Unreal Engine 5.

É uma grande jogada para a CD Projekt Red porque, até agora, o estúdio polaco usou o seu REDengine construído internamente para quase todos os jogos desde The Witcher 2 – certamente todos os grandes jogos (o primeiro jogo da saga The Witcher foi construído numa versão fortemente modificada do motor Aurora da BioWare). Mais recentemente, os projetos menores do estúdio, como Thronebreaker: The Witcher Tales e Gwent, foram construídos no Unity. O desenvolvimento de motores internos sempre foi uma parte fundamental no foco do estúdio.

“Este é um momento emocionante, pois estamos a fazer a migração do REDengine para o Unreal Engine 5, iniciando uma parceria estratégica de vários anos com a Epic Games”, dizia o anúncio do estúdio.

“Ela abrange não só o licenciamento, mas o desenvolvimento técnico do Unreal Engine 5, bem como possíveis versões futuras do Unreal Engine, quando relevante. Colaboraremos de perto com os desenvolvedores da Epic Games com o objetivo principal de ajudar a personalizar o motor para experiências de mundo aberto.”

A esperança, eu espero, é que o uso do Unreal tire muito peso técnico dos ombros da CD Projekt Red, libertando o estúdio para se concentrar em fazer os jogos. Mas como revela o Digital Foundry, há muito a lamentar sobre a perda do REDengine. É um motor incrivelmente bem sucedido – e muitas vezes espetacular – e os problemas com Cyberpunk 2077 tinham tanto a ver com o hardware de consola mais antigo como com o próprio motor. Além disso, usar o Unreal Engine 5 não é uma experiência infalível: também terá os seus próprios desafios.

Cyberpunk 2077, construído no REDengine, fica absolutamente belo num PC poderoso no lançamento.

Outra preocupação que surgiu com o anúncio da parceria foi se a CD Projekt Red havia assinado algum tipo de acordo de exclusividade com a Epic Games em relação ao lançamento da nova saga The Witcher na Epic Games Store.

A CD Projekt Red anulou oficialmente a ideia dizendo: “Não estamos a planear tornar o jogo exclusivo para uma loja”, mas não descarta um possível lançamento na Epic Games Store e GOG, a loja de downloads para PC operada pela CD Projekt.

Por outro lado, a CDPR gosta de apresentar uma abordagem que prioriza o consumidor, e a ideia de restringir o lançamento de um jogo a determinadas vitrinas iria contra isso.

Possível data de lançamento do novo jogo The Witcher

A linha oficial atual é: “Neste momento, mais detalhes sobre o jogo – como prazos de desenvolvimento ou datas de lançamento – não estão disponíveis.” E acho que podemos concluir com segurança que aquilo em que a CDPR está a trabalhar ainda vai demorar até ver a luz do dia. Portanto, não esperamos que a data de lançamento do novo jogo de The Witcher seja anterior a 2025.

Porquê? The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 levaram mais tempo do que o previsto. O desenvolvimento de The Witcher 3 começou em 2011 e foi adiado duas vezes antes de ser lançado em maio de 2015. O início do desenvolvimento de Cyberpunk 2077 é mais difícil de definir: tendo estado em pré-produção desde 2012, o jogo foi adiado três vezes antes de ser lançado em dezembro de 2020, e provavelmente deveria ter sido adiado novamente, dado o estado do jogo nas consolas mais antigas no lançamento. Isso levou a uma espera de mais seis meses para ser realmente corrigido, e outros tantos meses para que o jogo fosse atualizado para as máquinas da nova geração.

Tendo isto em conta, é muito improvável que a CD Projekt Red comunique qualquer tipo de data para o novo jogo de The Witcher até que tenha a certeza absoluta de que pode atingi-la. Isso corresponde ao que o estúdio disse após o lançamento de Cyberpunk 2077, sobre manter as campanhas de marketing muito mais curtas e próximas do lançamento do jogo.

A anime de The Witcher, Nightmare of the Wolf, também girava em torno de uma personagem que não Geralt. Neste caso, é o seu professor, Vesemir.

No entanto, a CD Projekt Red falou abertamente sobre ser um estúdio de dois jogos e de trabalhar em dois jogos ao mesmo tempo, o que significa que a pré-produção possa ter aumentando lentamente no novo jogo de The Witcher assim que a do anterior terminou (quando Blood and Wine saiu). Agora que as correções para Cyberpunk 2077 parecem ter acalmado, talvez a produção completa possa começar. Lembra-te, a CDPR é um estúdio muito maior do que era quando The Witcher 3 foi lançado, empregando mais de 800 pessoas em vários estúdios.

Observa, no entanto, que este anúncio provavelmente não é o início de uma campanha de marketing para o novo jogo de The Witcher. É provável que seja um anúncio focado no setor para atrair talentos para o estúdio, principalmente aqueles familiarizados com o Unreal Engine 5.

O que esperar antes da chegada do novo jogo de The Witcher

Vamos potencialmente enfrentar uma longa espera pelo novo jogo, mas ainda há muito The Witcher para os fãs da franquia. Só na Netflix, por exemplo, tivemos duas temporadas de The Witcher até agora e há uma terceira a caminho, que presumivelmente irá para o ar nos finais do próximo ano (se seguir as pisadas das anteriores).

Temos também a série prequela de The Witcher, Blood Origin, de chegada à Netflix, que já mencionei – aquela que se passa 1200 anos antes dos eventos nos jogos e livros, e que deve mostrar-nos como a ordem dos bruxos foi formada.

A Netflix também está a trabalhar numa segunda anime de The Witcher que se vai seguir a Nightmare of the Wolf (focada em Vesemir) e um projeto relacionado a The Witcher para crianças, o que parece um paradoxo mas vai de facto acontecer.

Enquanto isso, no mundo dos jogos, a empolgação está a aumentar em torno da atualização de nova geração para The Witcher 3 na PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC (embora existam já mods para o último) – deverá chegar no segundo trimestre de 2022.

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Enquanto isso, podes experimentar o jogo mobile de The Witcher, The Witcher: Monster Slayer, que funciona um pouco como Pokémon Go. Ou podes explorar The Witcher 3 novamente em qualquer plataforma, incluindo a Switch.

Quais as tuas expectativas para o novo jogo de The Witcher?

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