Análise técnica a Lords of the Fallen na Xbox Series X|S e PS5

Mais uma análise técnica da Digital Foundry, desta vez sobre Lords of the Fallen nas consolas da atual geração: Uma luta entre a ambição e os desafios técnicos.

Lords of the Fallen, o ambicioso Soulslike com o Unreal Engine 5, tem-se debatido com problemas técnicos persistentes nas consolas da atual geração, o que prejudica a sua experiência visual deslumbrante. Mesmo depois de quase um mês desde o seu lançamento, o jogo continua a enfrentar desafios na PlayStation 5 e na Xbox Series X|S, com a Xbox, em particular, a necessitar de melhorias significativas.

A reinicialização da série em 2023 de Lords of the Fallen é um projeto único de próxima geração concebido exclusivamente para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Desenvolvido no Unreal Engine 5, utilizando extensivamente as tecnologias Nanite e Lumen, o jogo apresenta ambientes góticos complexos com uma técnica híbrida de iluminação global ray-tracing. A inclusão de uma mecânica de mudança de reino aumenta a complexidade do jogo, que faz lembrar títulos como Legacy of Kain: Soul Reaver. No entanto, os problemas técnicos ofuscaram o ambicioso design do jogo, levantando questões sobre a viabilidade de um lançamento para consolas da geração passada.

Apesar das suas realizações técnicas, o lançamento do jogo está longe de ter sido tranquilo. Foram lançadas actualizações sucessivas, mas, a partir da versão 1.1.310, persistem problemas como a queda da taxa de fotogramas e problemas de qualidade de imagem. A análise examina o desempenho do jogo na PlayStation 5, na Xbox Series X e na Series S, totalmente atualizadas, comparando o modo de desempenho de 60 fps e o modo de qualidade de 30 fps em cada consola.

Em relação à Xbox Series S, a análise destaca problemas consideráveis no seu estado atual. Mesmo no modo de desempenho de 60 fps, o jogo tem dificuldade em manter a taxa de fotogramas pretendida, caindo frequentemente para uma resolução dinâmica de 720p com mínimos de 432p. As flutuações da taxa de fotogramas são particularmente evidentes durante a primeira batalha contra Pieta, com quedas para os 20 e poucos fotogramas por segundo. A Series S tem dificuldade em lidar com as características ambiciosas do jogo, o que leva a compromissos na qualidade de imagem e no desempenho.

A opinião de Tom Morgan sobre Lords of the Fallen – um título espantoso que foi prejudicado por falhas técnicas quase um mês após o seu lançamento.

Passando para a Series X, a situação é mais favorável com uma leitura geralmente sólida de 60 fps na maioria das áreas. No entanto, ainda existem problemas de desempenho, especialmente durante deslocações rápidas. A Series X consegue uma resolução dinâmica de 1152p no modo de desempenho, caindo para 648p em áreas que exigem muito da GPU. Apesar dos problemas ocasionais, a Series X supera a Series S em termos de qualidade de imagem e desempenho.

A análise estende-se à PlayStation 5, que partilha semelhanças de configuração visual com a Series X. Ambas as consolas mantêm uma resolução dinâmica de 1152p com 648p como limites inferiores. Embora as taxas de fotogramas atinjam frequentemente os 60 fps, áreas como o Skyrest Hub e o Pilgrim’s Perch podem cair para os 40 ou 50 fps. É de salientar que o efeito de hitching é reduzido na PS5 em comparação com as consolas Xbox, não tendo sido registados nos testes problemas com taxas inferiores a 10 fps.

Além disso, o jogo oferece um modo de qualidade de 30 fps em todas as consolas, que reduz o desempenho mas introduz um ritmo de fotogramas irregular. Apesar do aumento da resolução neste modo, a Digital Foundry recomenda o modo de desempenho de 60 fps para uma experiência mais suave. O modo de qualidade traz melhorias visuais, incluindo uma resolução dinâmica de 1620p na PS5 e na Series X.

Comparando as consolas, existe pouca diferença visual entre a Series X e a PS5 no modo de desempenho a 60 fps. A análise considera-a um empate, tendo em conta a gama de resoluções e a qualidade visual semelhantes. No entanto, a Series S destaca-se com uma resolução máxima de 720p, caindo para 432p, resultando numa qualidade de imagem turva mesmo após a reconstrução.

Em conclusão, apesar dos esforços de otimização em curso e de várias atualizações, Lords of the Fallen nas consolas ainda enfrenta problemas assinaláveis. Os fantásticos efeitos visuais do jogo e a utilização ambiciosa da tecnologia do Unreal Engine 5 são comprometidos por problemas persistentes, erros e taxas de fotogramas inferiores a 60 fps. A experiência é particularmente comprometida na Xbox Series S, que se esforça por equilibrar o desempenho com a qualidade visual.

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