Valve remove do Steam vários jogos que usam arte gerada por IA

Vários produtores relataram recentemente que os seus jogos que fazem uso de arte gerada por inteligência artificial foram removidos do Steam e que foram impedidos de lançar novos títulos que façam uso dessa tecnologia.

Agora, a Valve comentou a situação, explicando o porquê da remoção destes jogos e afirmando que ainda está a aprender sobre a tecnologia. Isto foi o que Valve respondeu em entrevista ao IGN:

“Continuamos a aprender sobre a IA, as maneiras como ela pode ser usada no desenvolvimento de jogos e como incluí-la no nosso processo de análise de jogos enviados para distribuição no Steam. A nossa prioridade, como sempre, é tentar disponibilizar o maior número possível de títulos que recebemos.”

“A introdução da IA pode às vezes tornar mais difícil mostrar que uma produtora tem direitos suficientes para usar a IA para criar recursos, incluindo imagens, texto e música. Em particular, há alguma incerteza jurídica relacionada aos dados usados para treinar modelos de IA. É responsabilidade da produtora garantir que tem os direitos apropriados para enviar o jogo.”, continua.

Ainda assim, na mesma entrevista, é revelado que o objetivo da Valve não é desencorajar o uso da tecnologia IA, sendo que estão a tentar integrá-la na sua política de análise de jogos.

“Damos as boas-vindas e encorajamos a inovação, e a tecnologia de IA está destinada a criar novas e emocionantes experiências em jogos. Embora os produtores possam usar essas tecnologias de IA no seu trabalho com licenças comerciais apropriadas, eles não podem infringir os direitos de autor existentes.”

Esta questão da IA nos videojogos é extremamente interessante (mas igualmente polémica!) e veremos aquilo que o futuro lhe reserva.

Share