Documentos do exército dos EUA partilhados no Discord de Minecraft

Documentos confidenciais do exército dos Estados Unidos foram partilhados num servidor Discord de Minecraft e foi iniciada uma investigação para descobrir como isto aconteceu.

O documento apresentava informações sobre as armas usadas pelas forças militares dos Estados Unidos e Ucrânia, sistemas de defesa e até das táticas implementadas na guerra.

Segundo avançado pelo Kotaku, as informações foram partilhadas num pequeno servidor Discord para utilizadores nos Estados Unidos, mas rapidamente foram espalhadas pela internet e quando uma conta de apoio à Rússia os partilhou, as autoridades dos EUA começaram a investigar.

Estes documentos, considerados confidenciais ou altamente confidenciais, foram partilhados no servidor durante uma discussão sobre a guerra na Ucrânia por um utilizador que ficou incomodado com algumas piadas feitas sobre a guerra e quis provar que o conflito é real.

Agora, a Discord trabalha com as autoridades para investigar a partilha de material confidencial e diz já ter tomado as primeiras medidas quando percebeu que foram quebradas regras da companhia, o que a levou a bloquear servidores e encerrar contas.

Esta é a primeira vez em 2023 que informação militar confidencial é partilhada num local relacionado com um videojogo. Em janeiro, foram partilhadas informações confidenciais nos fóruns do jogo War Thunder.

Share