AI: The Somnium Files – Nirvana Initiative – O poder obscuro da mente

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
A fórmula é aprazível, combina investigação com exploração na mente dos suspeitos, mas há mais pontas e plots por onde pegar.

Como género literário da ficção, o policial é uma arte narrativa na qual o autor como que baralha os dados lançados ao início, deixando em aberto o mistério ou o crime até aos derradeiros desenvolvimentos, quando é revelado o criminoso, normalmente uma personagem insuspeita. Dentro do que também é vulgarmente conhecido como aventura, que alguns anunciam como gráficas ou narrativas, o policial também pode assumir diferentes formas. Entre o crime, o fantasmagórico, o gótico ou mesmo o sobrenatural, desde os primórdios da indústria dos videojogos que o tema é explorado em vários moldes. Muitos designers e produtores desenvolveram ou começaram por trabalhar nestas narrativas de base point’n click.

Ainda recentemente tive a oportunidade de analisar The Silver Case, o remaster do jogo de 1999 desenvolvido pela produtora do japonês Goichi Suda, nos primeiros anos da sua carreira. Snacther, por exemplo, é uma aventura que serve de base aos jogos posteriores de Hideo Kojima. Mas se muitos produtores partiram destas aventuras para outras experiências, houve quem a elas tenha aportado numa fase posterior. É o que acontece com Kotaro Uchikoshi, escritor e produtor de séries como Infinity e Zero Escape e que agora nos traz AI: The Somnium Files – Nirvana Initiative, a sequela do jogo com o mesmo nome, AI: The Somnium Files, de 2019.

Secção dedicada à investigação

Infelizmente, não tive a oportunidade de jogar esse título, pelo que Nirvana Initiative marca o meu primeiro contacto com esta série, embora seja um jogador regular deste tipo de aventuras, cuja projecção a oriente chega ao ponto de influenciar muitos produtores, criadores e até séries, entre as quais Persona é uma espécie de farol. Acredito que qualquer entusiasta de muitos jogos da Atlus encontre neste tipo de aventuras algo mais de um certo saber fazer que os japoneses já provaram e continuam a demonstrar que são bons.

Duplo espaço temporal em Tóquio

Publicado e desenvolvido pela Spike Chunsoft, emerge mais uma vez o trabalho gráfico e a construção narrativa, pelas mãos, respectivamente, do artista de manga Yusuke Kosaki e Kotaro Uchikochi. A direcção coube a Akira Okada. Com uma estética e arte marcada por um traço muito consistente, assente no tipo manga, a qualidade da narrativa e dos diálogos começa por se destacar ao longo das primeiras horas de jogo. Vale a pena lembrar que o ritmo destas aventuras é algo vagaroso, ainda que preenchido por reviravoltas e desenvolvimentos que funcionam como capítulos ou subsecções da narrativa à medida que mergulhamos na história. No entanto, a narrativa está bem construída e oferece personagens consistentes, algumas cómicas e divertidas, entre outras mais obscuras e difusas, ao mesmo tempo que os pormenores de um crime peculiar nos levam a interrogar e querer saber mais sobre a sua concretização e os criminosos.

Com um segmento inicial entregue ao tutorial, que visa sobretudo a adaptação, o esquema não é difícil de assimilar por quem seja versado em jogos de point’n click, usando o analógico esquerdo (jogamos na Switch) para controlar o marcador que nos permite interagir com as personagens, as árvores de diálogo, as opções e os elementos do cenário. Depressa mergulhamos no âmbito do jogo. A respeito do sistema de interacção, é possível usar o ecrã táctil e aceder directamente à zona que queremos atingir com uma pressão, mas acho que nunca me senti confortável e acabei por recorrer ao marcador, que também não ficava mal contar com mais alguma afinação para melhor precisão. É nestas coisas que o rato pode fazer diferença. Por vezes, a cruz foge do alvo com uma pressão a mais no analógico. Nada de particularmente grave mas que acaba por ocorrer.

Exploração no mundo “somnium”

Passando ao tema, o jogador controla dois detectives da ABIS (Advanced Brain Investigation Squad) e as respectivas assistentes oculares, uma espécie de inteligência artificial à disposição e com a qual acabamos por interagir no âmbito das inquirições e idas aos locais dos crimes, mas cuja habilidade maior é mergulhar nas profundezas da memória dos suspeitos. A agente Mizuki e o agente Ruyki são os protagonistas mas demonstram igualmente a habilidade como agentes. Os eventos deste Nirvana Initiative decorrem em Tóquio, com um estranho crime marcado pelo curioso lapso temporal que existe entre a data da morte e o seu aparecimento, através de uma metade completamente fresca, sem sinais de putrefacção. A partir daqui Ryuki investiga o passado, enquanto Mizuki penetra no futuro. Sem conhecimento do jogo prévio, a opção inicial ao começar a jogar, de avançar sem ter jogado o anterior título, deixou-me mais tranquilo. Todavia, há uma conexão que não será despicienda para quem tenha jogado o anterior, nomeadamente os assassinatos em série do “Half Body”.

Mecânicas suspeitas

A repartição da investigação por duas personagens traz vantagens, até porque a habilidade de Tama, a companheira ocular de Ryuki, e Aiba, a assistente de Mizuki consiste em mergulhar na mente dos suspeitos. Trata-se de um “mergulho” que as conecta a um mundo polvilhado de memórias, secções com o tratamento “somnium”, que as deixa investigar sobre as vidas no passado. Já a recolha das provas e as inquirições, nas diferentes localidades de Tóquio são realizadas através de uma espécie de exame em raio-x e a algo sinistra visão termal. Aqui o sistema mais tradicional de “point’n click” é usual.

Uma vez reunidas as provas e relacionada a “documentação” da investigação, os dois detectives conjugam esforços numa recapitulação da matéria obtida, colocada sobre exame e através e um processo meticuloso dentro de uma linha temporal e de forma correcta. Também nesta fase o desafio é interessante, até porque o ambiente entre os dois detectives é construído numa relação salutar e algo de comédia imprevista como se estivessem numa espécie de concurso. Há muitos pormenores peculiares e humorísticos que se conjugam com as fases mais sórdidas da investigação.

Precisamente, quando descem ao “somnium” e penetram da mente dos suspeitos, vão de encontro ao que de mais grotesco, para não dizer escabroso, conseguem encontrar no jogo. Relembrar que é um jogo para uma audiência adulta, ainda que não contemple cenas explícitas, mas, por exemplo, uma cena envolve tocar no decote do peito de uma personagem feminina para surtir o avanço na narrativa. Além disso, há referências culturais e alguns temas alvo de teorias da conspiração. Não que sirvam de algum modo para ilibar os suspeitos mas adensar a trama. São pontos que penetram fundo e nos levam com interesse a acompanhar uma narrativa bem desenvolvida. Os puzzles dentro dos “somnium” têm as suas regras, com QTE’s e bastante exploração. A gravação a todo o instante facilita quando estamos numa fase mais demorada e o tempo para jogar acabou, pena que apenas nos seja dado um ficheiro para gravação manual.

Para ver este conteúdo, por favor ativa as targeting cookies.

Com uma boa narrativa, dualidade de realidades, as múltiplas interconexões e um tipo de exploração convincente, Nirvana Initiative é talvez a aventura mais proveitosa no género que joguei nos últimos tempos. E tanto Mizuki como Ryuki singram na polivalência e perspectiva dos acontecimentos. Com um bom trabalho de vozes em inglês, neste tipo de jogos acabo por jogar em japonês, até porque a acção decorre em Tóquio e as personagens são japonesas. Com uma boa arte manga e um trabalho gráfico luminoso, como que se forma uma moldura em torno de uma narrativa polvilhada de reviravoltas e um sentido de investigação acentuado, baseado em mecânicas ora tradicionais, ora invulgares. Com êxito cria essa sensação de mistério adensado.

Prós: Contras:
  • Narrativa bem construída
  • Conjugação de mecânicas
  • Parceria entre investigadores resulta
  • Puzzles do mundo Somnium
  • Boa arte manga
  • Variedade de personagens
  • Vozes em japonês
  • Não é obrigatório que tenham jogado o título anterior
  • Apenas um save file manual
  • Falta alguma precisão à movimentação da mira
Share