Seagate Game Drive para a PS4 – review

Farto de apagar jogos do disco da consola?

Nesta geração o tamanho dos jogos cresceu consideravelmente e, como se não bastasse, a instalação no disco de armazenamento tornou-se numa obrigatoriedade mesmo que compres em formato físico. Pouco-a-pouco, os consumidores que compraram uma das primeiras edições da PS4 começaram a sentir-se apertados com o espaço de armazenamento de 500 GB. Eventualmente a Sony começou a lançar consolas com 1TB de armazenamento, mas quando há jogos que chegam ou ultrapassam 100 GB de instalação, é fácil ficar rapidamente sem espaço disponível para instalar novos jogos. Todos nós já certamente passamos pelo dilema de comprar um novo jogo e ter que escolher qual o jogo a apagar para instalar o novo.

Um dos produtos disponíveis actualmente nas lojas que pode ajudar os jogadores com falta de espaço é o Seagate Game Drive. Recentemente a Seagate enviou-nos uma destas unidades para testar – o disco que recebemos tem 2 TB de armazenamento, mas existe uma versão com 4 TB se preferires. A instalação do disco é bastante fácil. Dentro da caixa vem apenas o disco e um cabo USB para ligar a uma das portas da consola. Assim que ligas o disco à consola, deves seguir para as definições para formatar a unidade USB (um inconveniente é que apenas poderás usar o disco para instalar jogos da consola; para usares o disco como uma unidade USB normal precisas de formatá-lo novamente).

seagate_game_drive_ps4O disco da Seagate é um produto oficialmente licenciado, como podes constatar pelo logótipo da PlayStation.

Depois de formatado pela PS4, o disco perde ligeiramente a sua capacidade, provavelmente para ficheiros de sistema. Em vez de 2 TB ficas com 1.84 TB livres para instalar jogos. Apesar de ser um disco externo, depois da formatação é como se fosse uma extensão da memória da PS4 sem qualquer tipo de compromisso. Todos os jogos instalados no disco vão aparecer normalmente no menu da consola, prontos para serem iniciados. Para testar o disco, decidimos instalar cinco jogos da nossa biblioteca de vários tamanhos:

  • inFAMOUS First Light (12.20 GB)
  • Apex Legends (49.01 GB)
  • Destiny 2 (100.6 GB)
  • Nioh (55.25 GB)
  • Grand Theft Auto V (74.24 GB)

Estes cinco jogos ficaram a ocupar 291.4 GB, deixando 1.55 TB livres para instalar bastantes mais jogos. Com um destes discos, dificilmente voltarás a ter problemas de falta de espaço na tua PlayStation 4. É um produto simples, que funciona e faz o prometido. A alternativa ao disco da Seagate é substituir o disco interno da consola – não é um processo complicado e tens um guia detalhado no site de suporte da PlayStation, mas não é tão imediato como o disco da Seagate, em que basta ligar a uma das portas USB da consola. As únicas desvantagens neste disco é que ocupa uma das portas USB da consola (apenas existem duas) e ficas com mais um acessório à mostra no móvel onde tens colocada a PlayStation 4.

Seagate Game Drive para a PS4 – Quanto custa? Há outras alternativas?

A unidade que testámos tem um custo que oscila entre 80 a 100 euros, dependendo da loja onde compras. Na Amazon Espanha custa, por exemplo, 83.99 euros (a versão de 2 TB). É um produto oficialmente licenciado para a PlayStation 4 e estás a pagar um pouco isso. Existem discos externos ou internos de 1 TB com preços ligeiramente inferiores. A própria Seagate comercializa um disco externo de 1 TB (com USB 3.0, cumprindo os requisitos da PlayStation 4) que custa cerca de 60 euros. Apesar deste ser um produto oficialmente licenciado, há que sublinhar que a PlayStation 4 é compatível com qualquer disco externo que tenha pelo menos 250 GB de armazenamento (até 8 TB) e USB 3.0.

Portanto, se queres expandir a memória da tua PlayStation 4, o disco oficialmente licenciado da Seagate não é a opção mais amigável para a carteira. Fora isto, não temos qualquer falha a apontar ao produto. Como já referido, funciona bem e a instalação é super-fácil. Mal ligámos o disco à porta USB da consola, foi imediatamente reconhecido e surgiu a recomendação para formatá-lo. Resta dizer que, apesar de ser um produto oficialmente licenciado para a PlayStation, podes usar o disco da Seagate como qualquer disco externo “normal”. Só há o inconveniente que já referimos: depois de formatado para a PS4, só será compatível com a consola até ser formato novamente.

Share