Teslagrad 2 – metroidvania magnético

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Um metroidvania 2D cuja dificuldade e robustez do gameplay assente em habilidades electromagnéticas o ajuda a diferenciar-se num género inundado de propostas.

Dez anos após o original, a norueguesa apresenta finalmente Teslagrad 2, um novo Metroidvania no qual tens um novo jogo de plataformas e quebra-cabeças em 2.5D que poderá surpreender alguns com a sua metodologia, implacável desafio e forte exigência na precisão dos teus movimentos. Além disso, é um jogo baseado em poderes magnéticos, que se tornam no pilar fundamental de todo o gameplay e progressão.

Há muito que o género Metroidvania se tornou popular entre os indies e por isso mesmo existe uma forte abundância de propostas. Inúmeros estúdios tentam alcançar o sucesso com derivados do género, seja no estilo gráfico, dificuldade ou combinação de elementos de outros géneros, todos tentam um lugar ao sol. No caso de Teslagrad 2 e da Rain Games, é a robustez do gameplay e os poderes magnéticos que realmente o diferenciam.

Em Teslagrad 2 és novamente transportado para uma aventura nórdica com uma forte componente steampunk, com os visuais 2D desenhados à mão a desfrutar de movimento fluído que em alguns momentos parece uma animação interativa. Tendo em conta que a equipa opta por contar uma história sem palavras, foi essencial acertar neste elemento e conseguiram.

A movimentação e as habilidades electromagnéticas são os pilares de Teslagrad 2, que te exigirá constantemente a atenção e precisão de reflexos para triunfar ao longo do seu mundo, quanto mais nas boss battles. Nestes confrontos mais difíceis não atacas diretamente, és forçado a usar os poderes e elementos do cenário para atacar, engenhoso e difícil. Isto aplica-se a toda a experiência, uma vez que sofrer qualquer tipo de dano significa perder de imediato e recuar até à última transição de ecrã.

Esta dificuldade e precisão de movimentos torna-se no verdadeiro apelo de Teslagrad 2, que conquista em ti uma vontade de ultrapassar os segmentos de plataformas sem sofrer dano, vencer o boss ou descobrir o caminho para chegar a uma nova zona. Aguça a tua curiosidade e o gameplay tem força e refinamento para exigir o teu investimento. Isso é especialmente alcançado com o gameplay electromagnético.

Teslagrad 2 desafia constantemente a tua capacidade de aplicar lógica às habilidades e no momento de descortinar por onde ir, o ritmo ou timing para executar as ações sem morrer é implacável, mas quando consegues surge a tão fundamental sensação de triunfo. A Rain Games conseguiu com sucesso transmitir essa sensação de progressão e conquista quando se ultrapassa um obstáculo difícil, e foi isso que me fez continuar.

Este é mais um exemplo de uma equipa que pretende homenagear clássicos de outrora, mas com as suas próprias ideias. Num mar de metroidvanias, os poderes electromagnéticos e a solidez do gameplay a permitir uma dificuldade que consegues respeitar, ajudam a validar Teslagrad 2 como uma forte proposta indie.

Prós: Contras:
  • Gameplay com poderes electromagnéticos
  • A dificuldade da experiência construída em cima de uma lógica robusta
  • A banda sonora é deslumbrante (mesmo para quem nem sequer vai tocar no jogo)
  • Poderá tornar-se demasiado agressivo para alguns
  • Alguns loadings mais demorados
Share