Apple e Google estão a ser investigadas pela autoridade da concorrência no Reino Unido

A autoridade da concorrência e comércio do Reino Unido (a CMA) iniciou uma investigação ao domínio da Apple e Google nos ecossistemas mobile, acreditando que as duas companhias têm um duopólio.

A CMA acredita que a Google e a Apple conseguem execer um “estrangulamento” sobre os sistemas operativos, lojas e navegadores nos dispositivos mobile, especialmente após descobrir que no Reino Unido, 97% da navegação na internet num dispositivo mobile foi efetuada num navegador da Google ou Apple.

Descobrir como as duas companhias dominam sem oposição no setor mobile e como a Apple impede os jogos pela nuvem nos dispositivos iOS está na ordem de trabalhos da CMA. Segundo diz, existem mais de 800 mil pessoas no Reino Unido que jogam jogos pela nuvem, mas o crescimento poderá ser afetado pelas restrições na distribuição dos serviços.

Xbox Cloud Gaming, for example, is currently only available on iOS through browsers, whereas cloud gaming on Android devices is supported by the Xbox Game Pass app.

Assegurar que os clientes e produtores de apps no Reino Unido conseguem ter os melhores serviços e investir em apps inovadoras, respectivamente, é o desejo da CMA.

Share