DLSS 3 da Nvidia abre a porta para um nova dimensão

O Digital Foundry teve acesso exclusivo à nova tecnologia de machine learnin da NVIDIA, o DLSS 3, em conjunto com a nova placa gráfica a RTX 4090.

O caminho do Deep Learning Super Sampling já vai longo, introduzido na geração RTX 20, chega agora a um estado que impressiona. Pelos testes do Digital Foundry, chega a atingir ganhos brutais até 5x.

“O DLSS 3 é um avanço revolucionário em grafismo impulsionado por IA que aumenta substancialmente o desempenho, mantendo ao mesmo tempo uma grande qualidade de imagem e resposta. Com base no DLSS Super Resolution, o DLSS 3 adiciona a Optical Multi Frame Generation para gerar frames inteiramente novos, e integra a tecnologia NVIDIA Reflex de baixa latência para uma ótima capacidade de resposta. O DLSS 3 é alimentado pela quarta geração de Tensor Cores e Optical Flow Accelerator da arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, equipada nas placas gráficas GeForce RTX 40.”

Os testes foram realizados em jogos como Cyberpunk 2077, Portal RTX e Marvel’s Spider-Man, e em todos vemos ganhos em desempenho astronómicos quando o DLSS 3 é implementado. Também é de reparar na qualidade de imagem, que é agora superior quando comparado com a versão 2 do DLSS.

Os ganhos são diferentes nos jogos analisados, o que mais evidente é em Portal RTX, que atinge até 5x mais performance. Já em Cyberpunk 2077, os ganhos também são enormes, chegam a ser de quase 4x em termos de desempenho. O que menos impressiona é Marvel’s Spider-Man, mas mesmo assim consegue ser 2.3x capaz em desempenho. Estes dados são todos em comparação com a resolução nativa a 4K e com uma NVIDIA RTX 4090.

Esta é certamente uma nova era no campo do machine learnin, permitida pelas capacidades dos novos Tensor Cores introduzidos na arquitetura da série RTX 40 da NVIDIA, infelizmente o DLSS 3 não poderá ser implementado na geração RTX 20 e RTX 30.

Share