O setup low-budget da Trust para Youtube, Twitch e teletrabalho

A pandemia de 2020 veio mostrar quão despreparadas para o teletrabalho estavam as casas não só de Portugal, mas do resto do mundo. A procura por acessórios básicos como webcams e microfones disparou e provocou uma escassez temporária como resultado da necessidade de comunicar à distância.

Ter um setup em casa é actualmente uma necessidade tão básica como outros aparelhos comuns como router, televisão, e telemóvel. Como muitos descobriram durante a pandemia, ter um setup prático e funcional vai muito além de ter um computador (portátil ou não) em cima de uma secretária.

Seja por questões ergonómicas ou simplesmente para aumentar a qualidade das tuas comunicações audiovisuais, uma webcam e microfone tornaram-se peças fundamentais de um setup. Se é disto que estás à procura, a Trust tem dois produtos com preço apelativo e qualidade testada.

Trust GXT 241 Velica

O Trust Velica é um pequeno microfone com design engenhoso. É perfeito para quem procura uma solução prática, de baixo perfil, e móvel. Há dois destaques neste microfone: o primeiro é um tripé antichoques; o segundo é um filtro anti-pop incluído (na maioria das vezes, tem que ser comprado à parte).

A qualidade da captação da voz é impressionante para um microfone que custa cerca de 43 euros e tem uma configuração facílima: é ligar e colocar em cima da mesa, não precisas de mais nada. Por este preço, é difícil encontrar melhor.

Há um senão. O microfone não é eficaz a eliminar ruídos indesejados de fundo, seja um simples ar condicionado ou pessoas a falar à distância. Mas em contrapartida, o tripé antichoques resulta e elimina a trepidação da captação. Dito isto, ainda vais ouvir sempre barulho quando acertas na mesa ou escreves no teclado (é normal).

Para averiguares a qualidade de gravação do Trust Velica, confere o vídeo:

Trust Taxon

A Trust Taxon é uma webcam de resolução QHD (2540 x 1440 pixeis). O preço ronda os 70 euros em Portugal. Não é a webcam mais barata do mercado, mas também não é a mais cara. A relação entre qualidade e preço é estupenda, mais uma vez, como no microfone GXT 241 Velica.

Os destaques são uma lente grande angular, o que significa que consegue captar uma grande área em espaços apertados, e foco automático. Como praticamente todas as webcams, precisa de uma dose considerável de luz para ter qualidade óptima (facilmente resolvido como um anel de LEDs), caso contrário, a imagem ganha um pouco de ruído.

A privacidade é um tópico cada vez mais importante no mundo digital. Para te protegeres, a Trust Taxon tem um deslizador que tapa a lente quando não estiveres a usar a câmera. Há também dois microfones incorporados, mas não substituem um microfone dedicado; no máximo, dão para desenrascar se não tiveres alternativa.

No que toca a qualidade de imagem, a Trust Taxon é superior à Logitech C920 (a webcam que usava até agora, e que foi mais cara), sobretudo na fidelidade das cores e na resolução.


Custo total do setup

Por cerca de 113 euros, ficas com um setup preparado e de qualidade não só para teletrabalho como para te iniciares no mundo da criação de conteúdos se esse for o teu desejo.

Share