Battlefield 2042 – As nossas impressões da Beta

Depois de ter sido adiada, a beta de Battlefield 2042 está finalmente disponível para todas as plataformas. Tenho jogado afincadamente a versão de teste da mais recente incursão pelo universo Battlefield, o que me dá já alguma bagagem para elaborar as primeiras ideias sobre o que podemos esperar para a versão final. Certo que muita coisa ainda poderá ser alterada, desde ajustes ao equilíbrio geral durante as batalhas bem como melhoria na performance e adição de conteúdos que não estão presentes neste código de teste.

Como sabem, temos apenas um mapa, Orbital, e um modo de jogo, Conquest. Os especialistas disponíveis são quatro, Webster Mackay, Maria Flack, Pyotr “Boris” Guskovsky e Wikus “Casper” Van Daele. Cada um com as suas capacidades únicas onde apenas partilham o armamento que lhes é comum, armas, gadgets e veículos. As especialidades estão vinculadas a cada um. Diverti-me principalmente com Mackay e o seu gancho, mas também notei um enorme potencial jogar como Maria Flack, que é a médica de serviço. Casper é para uma abordagem mais dissimulada para médias/longas distâncias. Já Guskovsky é um excelente elemento de suporte com as suas sentinelas de serviço.

Confesso que já tenho muitas horas em redor de Battlefield 2042, demasiadas penso eu. No geral, a experiência tem sido positiva, mas existem pormenores importantes a rever para o código de lançamento. Dito isto, as conclusões tanto em termos técnicos como relacionadas com a jogabilidade e equilíbrio geral de todo o jogo, são de que está num ponto bem perto do ideal. Joguei em três plataformas, PC, Xbox Series X e PlayStation 5, sempre com o crossplay ativado.

This content is hosted on an external platform, which will only display it if you accept targeting cookies. Please enable cookies to view.

Os especialistas são parte fundamental para uma boa sintonia em equipa, quando se joga dessa forma obviamente. Com jogadores aleatórios não é fácil jogar da forma como a DICE o idealizou, em equipa e cooperação. Nesta beta denota-se muita displicência por parte dos nossos companheiros. Não nos acompanham e escolhem os especialistas da forma que lhes convém. Também fiz da mesma forma, fartei-me de tentar ser um bom elemento de equipa quando os meus camaradas estavam a borrifar-se para a estratégia. Colocando isto de lado, é de enaltecer que até se consegue uma boa eficácia mesmo jogando “sozinho”. Obviamente que as coisas mudam de cenário quando se joga com amigos. Aí existe comunicação que permite diversificar o arsenal que se leva para o campo de batalha, sejam munições, capacidade de regenerar energia e até cruciais opções antiaéreas e terrestres, para abater os veículos de combate.

É aqui que identifiquei um certo desequilíbrio, relacionado principalmente com os veículos aéreos, que na minha ótica estão demasiado poderosos e de difícil abate. São necessários demasiados mísseis para abater um helicóptero ou um caça, tornando essa tarefa frustrante, principalmente porque a munição acaba sem que tenhas conseguido realmente efetuar o abate. Leva dessa forma a outra questão, a rapidez com que se fica sem munição. Claro que podemos apanhar nos corpos acabados de abater, mas não é suficiente, e se não estiveres numa equipa que esteja a jogar em cooperação, não terás mesmo ninguém que esteja a servir de fornecedor de munições.

As questões relacionadas com o equilíbrio, pelo menos no modo Conquest, estão quase no ponto certo, apenas denotei as questões abordadas acima em relação ao arsenal aéreo. Retirando essa parte, não identifiquei muitas preocupações. Senti-me confortável na pele de todos os especialistas e não encontrei a necessidade de grandes ajustes. As armas também estão num estado satisfatório, e os gadgets seguem o mesmo perfil. É necessário saber como estarão os restantes modos de jogo e principalmente os restantes mapas, para tirar conclusões definitivas sobre a questão sempre delicada que é a harmonia entre todas as componentes.

bf_2042_beta

Battlefield 2042 mantém a essência do passado, com um regresso aos tempos do terceiro capítulo em experiência de jogo. A jogabilidade transmite sensações familiares e fieis às origens, adaptada para esta nova versão num campo de batalha de grande envergadura que transmite a sensação de que estamos mesmo num cenário de guerra. Em mecânicas, temos duas novidades importantes: a possibilidade de alterar as modificações da nossa arma em tempo real, que adorei, e a possibilidade de chamar reforços. Esta última é deveras uma adição modificadora, que permite em qualquer ponto do mapa a possibilidade de virar uma batalha a teu favor, ao mesmo tempo faz com que não te sintas perdido no meio do mapa sem acesso a meios de transporte.

Ainda existem pontos a rever e a DICE já referiu que está a absorver todo o feedback que lhes tem chegado. Pessoalmente, tenho particular preocupação em relação à dificuldade de diferenciação entre um jogador da minha equipa e um inimigo. Os especialistas são os mesmos e a forma que neste momento temos de os identificar é mínima. A DICE já referiu que irá rever este ponto. Vamos esperar para saber qual a solução que irá implementar para este problema bem real. Os respawns, quando nascemos, também necessitam de grandes ajustes. Quantas vezes nasci no meio de uma zona e até na linha de fogo inimigo, acampados a matar quem nascia.

Abordando agora a questão de desempenho, não me deparei com questões que quebrem por completo a experiência e, posso afirmar que está num bom patamar. O jogo nunca crashou, em nenhumas das plataformas, e o desempenho está extremamente sólido nas três máquinas onde o joguei. Depois de lançamentos passados que mancharam a imagem da franquia, aqui é dado um passo em frente bem firme, onde o adiamento do jogo pode ter sido crucial. Muito bem DICE.

Está assim moldada esta nova aposta. Battlefield 2042 prepara-se para fazer as delícias de todos os seguidores e tenta conquistar outros tantos. Nesta beta, a aposta neste modo de jogo num mapa gigantesco poderá afastar determinado público, é muito Battlefield e não mostra as vertentes dos outros modos de jogo que serão mais aliciantes para jogadores com outras preferências no campo de jogos de guerra. Por outro prisma, é bom saber que está num patamar qualitativo muito aceitável e que se avizinha um lançamento robusto. Aguardamos ansiosamente pela versão final que será lançada a 19 de novembro de 2021.

Share