CD Projekt força crunch para terminar Cyberpunk 2077

Todos os funcionários terão que trabalhar horas extra.

A CD Projekt ordenou a todos os funcionários que trabalhem horas extra para terminar o jogo Cyberpunk 2077 a tempo do lançamento, marcado para 19 de Novembro deste ano.

O estúdio polaco ficou infame depois dos relatos de funcionários que passaram pelo estúdio durante a produção de The Witcher 3, um jogo que também envolveu uma quantidade extraordinária de horas extras, uma prática conhecida como “crunch” na indústria dos videojogos.

Embora os líderes do estúdio tivessem prometido que iam tentar reduzir a prática, a dois meses do lançamento de Cyberpunk 2077 voltaram a recorrer ao crunch como método para terminar o desenvolvimento dentro do prazo (o jogo já foi adiado duas vezes).

Um email obtido pelo Bloomberg revela que Adam Badowski, líder da CD Projekt RED, ordenou a todos os funcionários que trabalhem seis dias por semana. As horas extra são pagas na CD Projekt, mas infelizmente não é caso em todos os outros estúdios de videojogos.

Adam Badowski escreveu no email, enviado aos funcionários do estúdio, que “é a minha responsabilidade receber todas as repercussões desta decisão”, comentando que “sei que isto vai em direcção oposta ao que dissemos sobre o crunch”.

“Também vai na direcção oposta do que acreditava pessoalmente há algum tempo – que o crunch nunca deveria ser a resposta. Mas já esgotamos todas as outras opções de navegar a situação.”

O crunch prolongado tem consequências graves para os produtores de videojogos, causando esgotamento, stress, depressão e disrupção dos laços familiares. A prática tem sido cada vez mais criticada e exposta nos meios de comunicação especializados.

This content is hosted on an external platform, which will only display it if you accept targeting cookies. Please enable cookies to view.

Share