Mike Ybarra gosta da abordagem da Sony ao conceito de gerações

Ao longo dos últimos meses, a Xbox e a PlayStation têm partilhado informações sobre as suas consolas de próxima geração, a Microsoft mais do que a Sony, é certo, mas parece que já se tornou hábito ver alguém da Xbox reagir a comentários ou revelações da PlayStation.

Ontem, foram partilhadas entrevistas nas quais Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, confessou que a companhia continua dedicada ao conceito de gerações e isso significa exclusivos PS5 que não poderás jogar na PS4.

Ryan comentou que “acreditamos que quando te dás a todo o trabalho de criar uma consola de próxima geração, isso deve incluir funcionalidades e benefícios que a anterior geração não inclui. E que, na nossa perspectiva, as pessoas devem criar jogos que tiram o máximo proveito dessas funcionalidades.”

Estas palavras mereceram uma reacção de Aaron Greenberg, gestor de marketing na Xbox, através de uma mensagem na qual destaca a diferente abordagem que separa a Xbox Series X da PlayStation 5 no que diz respeito a gerações.

Este parece ser o assunto do momento e as duas posturas distintas certamente vão continuar a dar que falar e quem também comentou as palavras de Jim Ryan foi Mike Ybarra, ex-vice presidente da Xbox e que actualmente trabalha na Blizzard Entertainment.

Ybarra foi questionado sobre o que pensa das palavras de Ryan e diz que gosta do que ouviu:

Gosto. Gosto de ter algo que é a mais recente tecnologia e demonstra da melhor forma o meu investimento.”

Também reduz o tempo de desenvolvimento quando os programadores se focam na máxima optimização para um sistema de hardware. Mas ao mesmo tempo, tem o custo de um menor número de consolas vendidas.”

To see this content please enable targeting cookies.

Sobre a questão de qual abordagem prefere, a da Sony que pretende apostar em jogos pensados especificamente para um hardware com funcionalidades mais recentes ou a de não deixar ninguém para trás, Ybarra diz que caberá a cada um escolher a que prefere.

Cada abordagem servirá consumidores de formas diferentes, mas diz que prefere a abordagem que pensa no futuro.

É uma decisão difícil. Queres que os criadores se foquem na tecnologia mais recente, mas queres ser capaz de jogar tudo. Pessoalmente, não jogo jogos que já terminei por isso, prefiro a abordagem focada no futuro. Não é para todos.”

Segundo as últimas informações da PlayStation, a PS5 será retro-compatível com uma centena dos mais populares jogos da PS4 e recomenda os estúdios a tornar os seus jogos retro-compatíveis e as mais recentes informações indicam que tem passado os últimos meses a conversar com os estúdios sobre isso.

O evento PS5 está está agendado para 4 de Junho e apesar da Sony ter dito que será uma hora focada em jogos, esperamos ter mais informações sobre algumas funcionalidades.

Share