Remasters de Xenosaga estiveram nos planos, mas foram descartados

Bandai Namco não os considera viáveis financeiramente.

Após o início da série de culto com Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht em 2002, a obra de Tetsuya Takahashi (actualmente conhecido pelo seu trabalho na série Xenoblade Chronicles) teve direito a sequela em 2004.

Tal como o primeiro, Xenosaga Episode II: Jenseits von Gut und Böse foi lançado em todo o mundo e ajudou a série a tornar-se num objecto de fascínio entre os amantes dos JRPGs.

Dois anos mais tarde, em Julho de 2006, a Bandai Namco e a Monolith Soft lançaram o jogo Xenosaga Episode III: Also Sprach Zarathustra, para a PS2 tal como os anteriores, um JRPG que não teve direito a lançamento Europeu e que, apesar de ainda não o sabermos na altura, representou o último jogo na sua série.

Mais de 13 anos após o lançamento se Xenosaga 3, os fãs continuam a imaginar uma possível remasterização dos três jogos, o que permitira jogá-los nas plataformas actuais e apresentar a uma nova geração uma série de culto.

No entanto, tal não vai acontecer pois Katsuhiro Harada da Bandai Namco confirmou que a empresa já pensou nisso e decidiu não seguir em frente.

Apesar de ser mais conhecido pelo seu papel a gerir a série Tekken, Harada é também gestor na área de novos projectos na Bandai Namco e perante o pedido de um fã por uma Xenosaga HD Collection, confirmou que isso foi descartado.

“Isto até chegou a progredir para o plano de remaster, mas falhou numa análise de rentabilidade no mercado,” disse Harada.

“Desculpem pessoal, este plano será difícil de ressuscitar.”

Parece que a Bandai Namco escutou as vozes que pedem por um tratamento HD aos clássicos da PS2, mas decidiu que não existirá compensação financeira em avançar com o projecto.

É uma pena que a série Xenosaga corra o risco de ser esquecida e certamente existem diversas formas de colocar os jogos nas plataformas actuais, mas por enquanto, teremos de continuar a desejar.

Share