AMD entusiasmada por trabalhar na PS5

A Sony revelou ontem as primeiras informações sobre a PlayStation 5 e deu-te um primeiro vislumbre oficial da sua nova máquina de nova geração.

Mark Cerny, arquitecto da PS Vita e PS4, está de volta para desempenhar o mesmo papel na próxima consola da Sony, que é descrita como uma revolução e não uma mera evolução.

Desde o final de 2015 que a Sony trabalha na PlayStation 5 e ontem foi revelado que a consola está novamente a ser desenvolvida em parceria com a AMD que providenciará os principais componentes dentro da máquina.

A PlayStation 5 estará com uma CPU 8 core AMD 7nm Zen 2 baseada na terceira geração da gama Ryzen, uma GPU personalizada derivada da família Navi da Radeon e terá suporte para algumas das mais impressionantes tecnologias.

O chip da AMD na PlayStation 5 também incluirá uma unidade personalizada para áudio 3D que vai redefinir o que o som pode fazer num videojogo, assegura Cerny.

Perante a revelação oficial das primeiras especificações da PlayStation 5, a AMD reagiu ao artigo apresentado pelo Wired e partilhou o seu entusiasmo em trabalhar novamente com a Sony.

Lisa Tsu, a presidente e CEO da AMD, deixou uma mensagem no Twitter onde revela que a companhia está altamente entusiasmada com a parceria com a Sony e com a consola de nova geração.

Super entusiasmada por expandir a nossa parceria com a Sony na sua consola PlayStation de nova geração, equipada com um chip personalizado com arquitecturas AMD Ryzen Zen2 e Radeon Navi! 😀”

Tsu não partilhou detalhes adicionais sobre a parceria com a Sony e provavelmente será a dona da PlayStation a escolher quando revelará as restantes informações.

A PlayStation 5, que foi apontada para 2020, chegará às lojas com um preço que agradará aos jogadores tendo em conta as suas especificações e será retro-compatível com a PS4, segundo revelado por Cerny.

O arquitecto da consola confirmou a presença de um SSD que reduz drasticamente os loadings e confirmou que vários estúdios já estão a trabalhar na consola e que teremos jogos cross-gen.

Se quiseres saber mais sobre a PlayStation 5, o Digital Foundry apresentou uma reacção às revelações da Sony onde te fala detalhadamente do que isto representa para o futuro da PlayStation.

Share