Modo Blackout de Black Ops 4 é promissor, mas precisa de ajustes

Ontem terminou a beta do modo Blackout de Call of Duty: Black Ops 4. Caso ainda não estejas a par, o modo Blackout é o modo Battle Royale de Call of Duty e a resposta da Activision ao sucesso que este género tem registado. Quando se fala em género, entenda-se Fortnite. O jogo da Epic Games está a facturar milhões todos os dias e todas as grandes editoras, incluindo a Activision, cobiçam uma fatia deste mercado lucrativo. Todas as esperanças da editora estão depositadas então neste modo Blackout. É grande novidade de Call of Duty: Black Ops 4 e se há algo que pode ajudar a aumentar as vendas da série é certamente um modo como este.

Como funciona o modo Blackout?

O modo Blackout de Call of Duty: Black Ops 4 adopta praticamente os mesmos moldes de outros jogos. Uma pequena diferença, pelo menos na beta, é o número de jogadores suportados em simultâneo. Jogos como PUBG e Fortnite têm suporte para 100 jogadores, mas aqui esse número tem uma ligeira redução para 88 jogadores. Será que vais notar essa diferença? Provavelmente não. No meio de tantos jogadores, não vais sentir falta daqueles 12 jogadores, até porque num Battle Royale metade dos jogadores já terão morrido nos primeiros minutos.

Fora esta pequena diferença na quantidade de jogadores, as regras são as mesmas: saltas de para-quedas para o mapa, começas sem absolutamente nada (apenas com os teus punhos armados) e tens que encontrar rapidamente armas, munição e outros itens para não ficares completamente desprotegido. O mapa inicialmente está todo desbloqueado, mas passado um pouco dá-se início a uma tempestade que, à medida que aumenta, encurta a área jogável do mapa, obrigando os jogadores a ficarem cada vez mais juntos.

Há diferenças em relação a outros Battle Royale?

Algumas. Em grande parte a estrutura de Blackout é igual a outros Battle Royale, mas há diferenças que o separam de PUBG e de Fortnite. Em relação a este último, a diferença é mais do que óbvia: não há construção nem elementos de fantasia. Em Blackout não podes construir simplesmente estruturas para te safares de uma situação. Se estiveres a correr num campo aberto e alguém começar a disparar para ti, estarás em sérios apuros e será difícil escapar. No entanto, há uma série de itens e de perks que podes apanhar que podem aumentar a saúde e resistência da tua personagem.

Talvez a maior diferença seja a existência de um helicóptero como um dos veículos disponíveis. Também tens camiões e moto 4, mas a possibilidade de te poderes deslocar num helicóptero pelo mapa parece aliciante. Não penses que o helicóptero tem misseis ou armas automáticas que te permitem espalhar a destruição pelo mapa. O helicóptero é sobretudo um veículo que te permite deslocar-te rapidamente. A desvantagem é que todos vão saber onde estás, é como se tivesses um grande alvo nas costas.

“Em vez de escolheres os perks antes da partida, tens que os apanhar.”

O modo Blackout mantém os perks característicos de Call of Duty, mas estão implementados de forma diferente. Em vez de escolheres os perks antes da partida, tens que os apanhar. Estes perks são consumíveis e o seu efeito é temporário. Com eles podes curar-te mais rápido, aumentar a tua saúde máxima, saber quando estás na mira de um adversário, aguentar mais tempo debaixo de água, entre outras coisas. No total existem 16 destes perks que podes encontrar a equipar. Cada um destes perks tem um tempo de duração próprio, oscilando entre 120 e 300 segundos.

Outra diferença está na quantidade de armas que podes equipar em simultâneo. O modo Blackout está próximo de PUBG e só te deixa equipar duas armas em simultâneo, enquanto em Fortnite podes equipar até seis armas (se bem que os slots também servem par outros itens). Isto implica que não podes simplesmente apanhar tudo aquilo que encontras. Tens que saber escolher. Também existem acessórios para as armas, que se forem compatíveis, são automaticamente adicionados à arma que tens equipada.

O modo Blackout de Black Ops 4 é divertido?

Afirmativo se gostas do género. Se à partida não gostas de Battle Royale, não é Call of Duty: Black Ops 4 que vai convencer-te, já que não reinventa a roda. Por outro lado, se já experimentaste outros Battle Royale e achas piada a estas partidas de todos contra-todos, o modo Blackout é uma grande promessa. Devido à implementação de itens como armadura, além de perks que podem aumentar a tua vida, o time-to-kill rápido pelo qual a série é conhecida, em que se pestanejas estás morto, ficou comprometido nesta beta. A Treyarch precisa de fazer ajustes neste aspecto, de forma a que um jogador não consiga aguentar tanto dano antes de morrer.

“Se à partida não gostas de Battle Royale, não é Call of Duty: Black Ops 4 que vai convencer-te”

Fora isto, o modo Blackout está já muito sólido. Há uma redução na qualidade gráfica por causa do tamanho do mapa, mas é tolerável. O mapa em si, que é uma grande “colagem” de mapas clássicos de Call of Duty, apresenta uma grande variedade de cenários e estruturas para te esconderes. Tens arranha-céus em construção, vivendas luxuosas, casas de campo, pontes, campos de milho, zonas verdejantes, planícies desertas e muito mais. Além disso, o mapa não é excessivamente grande, mas também não é pequeno. Diria que tem o tamanho certo para aquilo que se propõe a fazer.

Pessoalmente, o tom mais realista Black Ops 4 agrada-me muito mais do que Fortnite. As construções em Fortnite podem tornar-se irritantes e demasiado caóticas. Aqui existe um factor muito maior aliado à capacidade furtiva do jogador para se esconder e reagir apontando a mira o mais rápido possível para o adversário. Aquilo que referi antes, a questão das armaduras e dos perks que podem aumentar a saúde, mitigam esta faceta de Call of Duty, mas até ao lançamento a Treyarch pode reduzir o efeito das armaduras, de forma a que os jogadores não possam tornar-se num pequeno tanque.

black_ops_4_blackout_map Este é o mapa de Blackout. É uma combinação de vários mapas anteriores de Call of Duty e resulta surpreendentemente bem.

Será suficiente para justificar a ausência da campanha?

Definitivamente SIM! Não é segredo que praticamente todos compram Call of Duty pelos modos multijogador e o modo Blackout vem adicionar uma oferta ainda maior. Nos últimos anos a campanha tornou-se num apêndice desnecessário. Se poucos jogam a campanha até ao fim e se a qualidade da mesma tem descido nos últimos jogos, não há razão para a sua existência. É preferível ter um modo como este que vem acrescentar uma nova dimensão ao multijogador e que oferece mais diversão do que uma campanha esquecível.

“É preferível ter um modo como este que vem acrescentar uma nova dimensão ao multijogador e que oferece mais diversão do que uma campanha esquecível”

A única questão é se o modo Blackout vai conseguir singrar a longo prazo. Em primeiro lugar existe a questão do preço. Fortnite continuará a ser um jogo free-to-play, enquanto o modo Blackout está bloqueado por uma compra de 69.99 euros. No ar também fica a questão do suporte. Um novo Call of Duty é lançado todos os anos, pelo que não conseguimos deixar de perguntar se o plano da Activision é lançar um novo modo Battle Royale com cada Call of Duty. Seja como for, Black Ops 4 é graças ao modo Blackout uma das ofertas mais interessantes da série nos últimos anos para quem adora multijogador online. Em Outubro, quando tivermos acesso à versão final, teremos mais impressões para partilhar.

Share