Todos os jogos do Steam são agora compatíveis com Linux

Para quem quer jogar no PC, a instalação do Winwdows como sistema operativo continua a ser praticamente uma obrigatoriedade visto que, apesar de haver cada vez mais jogos compatíveis com Linux, ainda são lançados jogos de renome que apenas são compatíveis com Windows. Hoje a Valve fez um anúncio que pode mudar isso para sempre.

A nova versão do Steam Play, que permite que os utilizadores do Steam tenham acesso às versões Windows, Linux e Mac com uma única compra, inclui compatibilidade com o Linux em todos os jogos, mesmo que estes só tenham versão Windows. Como é que isto é possível? A Valve explica:

“Há dois anos começamos um esforço para melhorar a qualidade e desempenho de soluções de compatibilidade do Windows nos jogos do Steam. Uma grande parte do nosso trabalho foi para apoiar o Wine e outros projectos existentes de compatibilidade.”

“Também estivemos a integrar estas ferramentas no cliente do Steam para oferecer a mesma experiência de instalar e jogar oferecida por outros jogos para Linux,” explicou a Valve.

Esse trabalho está agora a dar os primeiros frutos. A Valve lançou uma beta do novo Steam Play que tem uma versão modificada do Wine, chamada Proton, que traz compatibilidade com o Linux para todos os jogos Windows. Aqui está uma lista de todas as melhorias:

  • Os jogos Windows sem versão Linux disponível podem ser instalados e corre directamente do cliente Steam do Linux, com suporte nativo do Steamworks e OpenVR
  • As implementações de DirectX 11 e 12 são agora baseadas em Vulkan, resultando em melhor compatibilidade e impacto na redução de desempenho
  • O suporte para fullscreen foi melhorado: os jogos em fullscreen serão esticados discretamente para o ecrã sem interferência com a resolução nativa do monitor ou necessidade de um desktop virtual
  • Melhor suporte para controladores: os jogos vão automaticamente reconhecer todos os controladores suportados pelo Steam. Espera mais compatibilidade do que a versão original do jogo.
  • O desempenho para jogos multi-threaded foi largamente melhorado em comparação ao Wine original

Nesta fase de beta, a Valve vai permitir que apenas alguns jogos sejam testados, embora os entusiastas que queiram experimentar a compatibilidade com outros títulos tenham uma opção no cliente do Steam para contornar isso. A lista completa de jogos compatíveis na beta pode ser consultada aqui.

O Proton, a versão modificada do Wine que a Valve está a usar, é completamente open-source e está disponível no GitHub. Isto possibilita que todos os utilizadores possam, desde que tenham conhecimentos, criar as suas próprias versões do Proton na busca de uma compatibilidade ainda maior dos jogos Windows.

Share