Spider-Man é diferente pois é na verdade um jogo de Peter Parker

Spider-Man é um dos jogos mais aguardados deste final de 2018 e grande parte disso deve-se simplesmente ao estúdio que o desenvolveu, a Insomniac Games.

Conhecida pelo seu extremo talento em séries como Spyro e Ratchet and Clank, a Insomniac também demonstrou bem a sua garra ao arriscar numa nova propriedade intelectual chamada Sunset Overdrive – um colorido, bem humorado e explosivo jogo em mundo aberto que qualquer jogador com uma Xbox One devia jogar.

Até agora, o estúdio trabalhou somente em propriedades intelectuais originais, sendo Spider-Man a primeira vez que pegam em algo já existente. Criar um jogo de Spider-Man é uma grande responsabilidade, mas também é uma oportunidade incrivelmente única e o personagem parece um par perfeito para a essência desta Insomniac.

Num recente evento organizado pela PlayStation Portugal, jogamos as primeiras horas do novo exclusivo PlayStation 4, podes saber mais sobre isso neste artigo, mas também tivemos a oportunidade de conversar com Jon Paquette, argumentista principal em Spider-Man.

Sendo um dos principais responsáveis por lidar com este grande poder que a Marvel e a Sony entregaram à Insomniac, Paquette explicou como também lidaram com essa grande responsabilidade e como fizeram de Peter Parker uma das maiores diferenças em relação a tudo o que já foi feito sobre Spider-Man nos videojogos.

Como o próprio explicou, aceitar o desafio de trabalhar numa das mais conhecidas propriedades da cultura pop foi assustador, mas enquanto fãs de Spider-Man, o pessoal da Insomniac ultrapassou essa sensação com a pura diversão que a oportunidade representa. Isso motivou-os a procurar algo original e fresco que mantém a essência do personagem.

Não foi fácil, somos todos fãs do Peter Parker e do Spider-Man. Algo que fizemos, bem no início do desenvolvimento, foi tentar ler todos os comics, ver todos os filmes e jogar os jogos, para ter uma verdadeira sensação do que representa uma boa história do Spider-Man. Fizemos uma lista com as principais coisas – humor, sentido de diversão e como o mundo de Peter colide com o de Spider-Man. Foram os temas centrais que podes ver em todas as grandes histórias do Spider-Man.”

Colocamos tudo isso de lado, tentamos esquecer todas essas histórias, mas mantivemos esses temas principais em mente e depois criamos uma experiência que sentimos ser a melhor para este jogo. O melhor para um Peter Parker moderno e como disse, quando pensamos em torná-lo mais experiente, com 23 anos de idade, penso que surgiram muitas diferenças com isso. Mas como disse, tentamos manter esses temas principais em mente durante o desenvolvimento.”

Essa sensação que a Insomniac está a capturar na perfeição a essência do personagem é um dos grandes motivos pelos quais está a conquistar o entusiasmo do público, especialmente porque optaram por criar uma versão original. Olhando para o jogo e para os trailers, parece que foi fácil obter isto, mas Paquette confessa que não foi.

1Jon Paquette liderou a equipa de escritores que criaram esta versão original de Spider-Man, com especial foco na vida de Peter Parker.

Foi assustador ao início pois sei que existem muitas expectativas associadas ao Spider-Man. A dada altura tive de relaxar e dizer, ‘ok, estamos a fazer algo divertido, se dermos o nosso melhor para honrar o legado do personagem, dar aos fãs o que eles querem, mas ao mesmo tempo criar algo novo, algo fresco, correrá bem.’ Inicialmente foi assustador, mas depois é mesmo divertido, quer dizer, estás a desenvolver um jogo do Spider-Man. Todos na equipa pensam o mesmo, adoramos o Spider-Man, queremos que seja fantástico, mas também nos queremos divertir enquanto o fazemos.

Essa paixão por Spider-Man e o facto de serem fãs dos comics e de videojogos, permitiu-lhes conseguir a confiança suficiente para sentir que o seu ADN – o humor, os gadgets loucos e o gameplay explosivo que imprimem aos seus jogos, combinaria muito bem com um Spider-Man imaginado pelos seus criativos. Isto representou desafios específicos que estimularam ainda mais o processo.

Queríamos criar algumas coisas novas, o fato foi uma delas. Logo no início dissemos que queríamos criar um fato novo e envelhecê-lo um pouco foi outra coisa. Ter um aspecto diferente, com uma voz diferente da que estás familiarizado. Dar-lhe um trabalho, ele é um cientista. Essas coisas foram algumas das principais para o tornar diferente,” disse Paquette sobre o maior desafio em iniciar este projecto.

Após jogar Spider-Man e conversar com Paquette, é fácil sentir que Peter Parker poderá ser o verdadeiro protagonista deste jogo, algo que poderá ser inesperado, mas que fará todo o sentido para os fãs dos comics. A grande maioria dos anteriores jogos de Spider-Man focou quase todo o seu gameplay em três vertentes da essência do personagem – baloiçar entre teia, esmurrar vilões e nas piadas que usa para combater o medo. Este Spider-Man da Insomniac quer ir mais longe.

Existem secções de gameplay com Peter Parker, existe um maior tom cinematográfico nesta experiência que o promete elevar a novos patamares em termos narrativos. Pelo menos demonstra esse potencial e certamente demonstra que a essência deste universo, o ADN de Peter Parker é compreendido na perfeição pela Insomniac. No entanto, não penses que foi fácil conseguir isto, pelo contrário. Paquette diz mesmo que entre todos os personagens, Peter foi o mais difícil de acertar.

Teria de optar pelo Peter. Enquanto personagem ele tem muitas expectativas, mas também tem de ser divertido, entendes? Isso é algo difícil de fazer, especialmente em jogos. Ele passa o tempo a falar e tens de encontrar um equilíbrio, não queres que ele seja chato. Ele usa isso como um mecanismo de defesa, certo? Queríamos que o humor se sentisse natural e parte do ambiente. Usamos um termo, ‘narrativa de situação’, não queremos que ele faça piadas apenas porque sim, queremos que ele comente coisas que vê e que o jogador também vê.”

Um bom exemplo disso é no início, quando rasteja pelas condutas, ele comenta sobre como o Fisk tem as condutas tão limpas. Isso, enquanto jogador, coloca-nos no lugar de Peter e fecha o loop, ‘estou imerso nesta experiência, ele está a comentar algo que eu estou a fazer agora e sinto que sou ele, sinto que estou ali,’ mas isso exige muito trabalho, muita tentativa e erro para alcançar“.

Como Paquette referiu, existem dois condimentos especiais para conseguir chegar perto da essência de Peter Parker, consequentemente do Spider-Man, que foi explorada pela Marvel Comics ao longo de décadas – a sensação que os dois lados da sua vida estão em constante colisão. Qualquer fã dos comics de Spider-Man segue com atenção a forma como ele estraga a sua vida para poder combater o crime, como todo o drama de super-herói afecta a vida do homem.

Isto será explorado no jogo da Insomniac, servirá para te transportar para o mundo de Peter e para o tornar mais humano aos teus olhos. É um personagem muito adorado, mas onde conseguiste encontrar bom humor em muitos dos seus dramas diários.

Absolutamente. Como disse, é parte do que o torna tão bom enquanto personagem, está constantemente a fazer sacrifícios, a todo o tempo. Está sempre a escolher, ‘Se for fazer isto, vou-me atrasar e a Mary Jane ficará chateada comigo,’ ou então, ‘Se for ao encontro com a Mary Jane este tipo escapará da prisão, não posso deixar isto acontecer’. O objectivo é alcançar isso.”

O que os jogos têm de bom é que cumprem as nossas fantasias. Muitos têm a fantasia de ser um super-herói e muitos têm a fantasia de ‘e se eu fosse o Spider-Man, seria fantástico’. Parte dessa fantasia não é apenas baloiçar entre edifícios, é sobre equilibrar a vida real enquanto Peter. Tenho um trabalho, tenho responsabilidades, tenho de pagar a renda, esse tipo de coisas. Esperamos que com o decorrer da história tenhas uma sensação de como é estar no lugar do Peter quando tem de tomar estas decisões.”

Os astros alinharam-se e a Insomniac Games trabalhou de perto com a Marvel Games para assegurar essa tão preciosa autenticidade. Parece um dado adquirido quando olhas para este Spider-Man, mas exigiu imensa criatividade e talento por parte desta equipa. A Marvel Games também merece imenso crédito pois ao invés de colocar restrições, confiou plenamente na Insomniac – compreensível tendo em conta que foi a Marvel que requisitou a Insomniac Games para desenvolver o jogo.

Desde o início que a Marvel disse, ‘Insomniac Games, sabemos que criam jogos fantásticos, façam o que vocês fazem. Seja o que for que queiram fazer para tornar isto fresco e novo, façam-no’. A Sony fez o mesmo. Colaboramos muito bem com as duas e durante o processo, estivemos sempre a pensar em como tornar isto diferente, ‘como tornámos isto em algo da Insomniac?’ Eles deram-nos apoio a todo o tempo.,” disse Paquette sobre a forma como a Marvel lhes deu total liberdade criativa.

Não tivemos restrições. Estávamos sempre a perguntar, ‘podermos fazer isto?’, eles respondiam ‘sim, vamos fazer isso’. Penso que respeitamos a história da série e do personagem. Não queríamos tornar o Spider-Man em alguém que os fãs não iriam reconhecer. Nunca foi preciso ter essa conversa, foi sempre tudo muito divertido..”

Spider-Man está cada vez mais perto das lojas e conversar com Jon Paquette serviu para ficar com a sensação que a Insomniac confia plenamente na sua metodologia e que a Marvel teve a capacidade para ver que seriam o par perfeito para Spider-Man. Essa autenticidade na captura da essência deste personagem é fruto de muito trabalho, de uma grande paixão pelo personagem e pela capacidade em ir além do que já foi feito. Isto é mais do que suficiente para entusiasmar.

Spider-Man chegará às lojas a 7 de Setembro, como um exclusivo PlayStation 4.

Share