Battlefield 1 – Actualização Xbox One X adiciona 4K, mas o multi-jogador foi comprometido

A Electronic Arts surpreendeu ao anunciar uma actualização Xbox One X para Battlefield 1, com um tamanho de 5.8GB cujas notas da DICE apenas mencionam “4K nativa” – uma melhoria que é conseguida, mas existe um senão, o modo multi-jogador não funciona como deveria.

Não sabemos bem o porquê de BF1 receber esta actualização, talvez a DICE esteja a preparar o suporte para Battlefield 5, mas as opções apresentadas deixam água na boca. No suporte PlayStation 4 Pro, a falta de largura de banda na memória e RAM forçaram a DICE a optar por uma pequena melhoria na resolução via checkerboard – mas na Xbox One X, graças às suas especificações mais luxuosas, é possível incorporar algumas das melhores definições do PC – ficar perto de Ultra do PC seria uma grande vitória na consola.

Comparar BF1 na consola contra o PC no máximo mostra que há muito que podia ser adicionado: melhores texturas, terreno com mais detalhe e mais partículas aceleradas pela GPU. Actualmente, a actualização X entrega um salto na resolução e pouco mais. O leque de funcionalidades visuais é igual ao da Pro. Tal como na Pro, a DICE usa uma conversão dinâmica de resolução, que vai até à 4K prometida, mas que desce em cenas mais exigentes, pode ir para 3456×1944, mas já vimos 3360×1890 numa cena – a resolução mais baixa que vimos no modo skirmish para 64 jogadores. Anti-aliasing temporal ajuda, tornando quase impossível detectar as transições, mas a apresentação impressiona num ecrã 4K.

Tal como em outros jogos Frostbite, a conversão é impressionante quando comparada com a Pro. Em cenas iguais, a 4K ativa da X enfrenta 2816×1584 na Pro. Em outra cena que puxa imenso pelo motor, a Pro consegue 2560×1440 e a Xbox One X consegue 3456×1944. É um aumento de 82% para a Xbox One X – não é trivial tendo em conta o aumento no poder da GPU comparado com a PS4 Pro. Na cena mais complexa que encontramos, durante uma condução de um tanque na missão Steel on Steel, a X consegue 3456×1944 e a Pro consegue 2304×1296 – é um aumento de 2.25x no número de pixeis para a X.

Battlefield 1 na Xbox One X e comparação com as versões PC e PS4 Pro.

A DICE já confirmou que a Pro usa checkerboard e tendo em conta as especificações da Xbox One X, poderás pensar que a mesma tecnologia está na consola da Microsoft. Está presente um efeito estilo checkerboard em aproximações extremas, no entanto, o mesmo efeito pontilhado está presenta no PC, onde a implementação de checkerboard é muito improvável, sugerindo que o efeito se deve a alguma parte da conduta pós-processamento. Isto também poderá ajudar a explicar a sua presença na demo PC de Anthem que vimos.

O resultado final é uma imagem mais nítida e limpa na Xbox One X, quando comparada com a da Pro, mas as diferenças ficam-se por aqui. A máquina da Microsoft gera terreno e objectos à mesma distância, enquanto no PC em Ultra HD tens uma melhoria significativa para quem quiser investir numa gráfica de topo. Reflexos screen-space, tecelagem superior, melhor filtro de texturas e distâncias de visão superiores certamente fazem uma grande diferença, tendo em conta a largura de banda na memória da X e as suas melhorias na RAM sobre a Pro, é pena que não existe um modo 1080p com as melhores definições do PC.

E a performance? Existem melhorias no rácio de fotogramas – especialmente na campanha – mas isto é afectado pelo que parece ser um bug severo que foi agora introduzido. O salto na resolução não afecta a performance – temos na maioria 60 fotogramas por segundo na campanha, com a ocasional queda para meios 50s. O multi-jogador, especialmente os mapas para 60 jogadores, também apresenta uma grande vantagem para quem joga na X, podendo ir até 13fps em algumas cenas. Medir correctamente a performance no multi-jogador é difícil e conseguimos isto ao correr em simultâneo na Xbox One X e S no mesmo servidor com jogadores no mesmo esquadrão um atrás do outro. Lado a lado, a X tem uma vantagem inegável – é um bom resultado para quem joga na X, onde terás melhor feedback visual e menor latência. É uma clara vantagem que os donos da X têm sobre os da Xbox normal.

Entrar no multi-jogador também permite testar esse bug – que afecta a performance quando estás numa party do Xbox Live. Na altura da escrita, a qualidade do impacto é um problema sério. Tanto na S como na X o impacto é duro, afecta o rácio de fotogramas nas duas consolas e a consistência da experiência. As quedas são significativas – perto de 10fps na X – mas o problema é a trepidação intrusiva. Está presenta nas duas, mas é muito pior na S, onde o maior pico foi de espantosos 133ms – oito fotogramas.

A inconsistência da acção é fácil de ver e existem relatos que usar a conversa por voz na party afecta ainda mais o jogo. Estejas sozinho ou com outros nessa party, terás o mesmo problema. Deixa a party através da dash e a performance melhora instantaneamente. Podes permanecer no teu esquadrão, mas não podes falar com eles. Não é o ideal e esperamos que a DICE corrija isto.

De resto, a actualização Xbox One X cumpre com as expectativas graças à sua 4K linda, mesmo que as melhorias além da resolução sejam escassas. Dito isto, quem quer os resultados mais nítidos numa consola, esta é a melhor forma de jogar Battlefield 1 e será fascinante ver como será o apoio a BF5.

Share